PROJETOS

                                     Projeto Escolar       

Num terceiro momento, o planejamento passa a ser operado entre as classes, com a presença dos professores e do coordenador. O foco se fecha sobre o trabalho didático e deve começar com o estudo dos resultados da avaliação realizada no fim do ano anterior. A equipe se situa em relação a temas como desempenho dos estudantes, pontos que concentraram dificuldades de aprendizagem e estratégias que funcionaram ou não. Com a tabulação desses dados, é possível preparar gráficos e transparências par facilitar a visualização.É hora, então, de escolher objetivos gerais e seus conteúdos correspondentes. Se necessário, pode-se explicitá-los num texto escrito coletivamente – uma boa maneira é trabalhar primeiro em pequenos grupos e depois com todo mundo. Assim, a razão de ser e a identidade da escola ficarão bem claras para todos. A busca de consenso em torno das propostas pedagógicas, formas de avaliação e questões gerais relativas à disciplina também ocorre nessa etapa do trabalho. Essas decisões abrem o caminho para prever como serão as reuniões com os pais e do que eles precisam ser informados. Nessa fase do planejamento interclasses, chega-se ao momento crucial de definir as metas por disciplina ou área de atividade. Como não se tem todo o tempo do mundo, é inevitável privilegiar alguns conteúdos, como a alfabetização. É interessante não só pensar no logo prazo, mas também eleger objetivos para cada etapa do processo de aprendizagem.O plano anual dos professores também deve ser organizado graficamente numa tabela. O objetivo é distribuir os conteúdos de ensino e aprendizagem a serem trabalhados durante o período. Isso é feito coletivamente pelos professores para que a programação curricular tenha uma organização coerente, sem repetições e com o conhecimento daquilo que as turmas já viram e o que ainda precisam ver. “Um dos principais aspectos do planejamento é estar a serviço do direito de continuar aprendendo”, lembra Neurilene, do Projeto Chapada.Como a grade curricular eficiente é aquela construída em espiral – pela qual os conteúdos são retomados periodicamente em níveis crescentes de complexidade –, é indispensável planejá-la com clareza e cooperação. A pedagoga argentina Delia Lerner propõe que se adotem simultaneamente diferentes modalidades organizativas de ensino, que são: atividades permanentes, seqüências de atividades e projetos didáticos.As atividades permanentes são aquelas propostas com regularidade, com o objetivo de formar atitudes e hábitos, como a leitura em sala de aula, especialmente nas primeiras séries. As seqüências de atividades são um conjunto de aulas em torno de um ou mais conteúdos e com um determinado objetivo. E os projetos são atividades coordenadas em função de um produto final, que pode ser um objeto, como um livro, ou um evento, como uma exposição. É a modalidade que mais favorece os projetos interdisciplinares. Delia prevê, ainda, um quarto tipo de modalidade, as situações independentes, que respondem a necessidades inesperadas surgidas no processo.O ideal é que a programação das modalidades seja feita por semestre, desde que a avaliação do trabalho e os ajustes ocorram sempre. Para ajudar a pensar os conteúdos didáticos, Neurilene sugere um procedimento em três fases, correspondentes a três perguntas. Supondo um projeto de contos numa escola da área rural: 1. Por quê: democratizar a literatura, ampliar o repertório de autores, conhecer os gêneros. Ou seja, as justificativas pedagógicas e sociais para a atividade. 2. Para quê: ler com autonomia textos de escritores conhecidos e produzir pequenos escritos com a ajuda dor professor. São os objetivos e metas. 3. Como: o uso ou não de computador ou quadro, o trabalho individual ou em dupla. Para decidir o “como”, é preciso saber o que sabem os alunos e o que se pretende que eles aprendam. Por exemplo: que sejam capazes de recontar histórias. Fase 1 - Fim do ano: balanço do ano que passou Fase 2 - Início do ano: interação em rede e conhecimento das diretrizes educacionais Fase 3: Eleger os conteúdos e criar o plano anual dos professores Fase 4: Hora de fechar o foco na própria classe e pensar nos detalhes


Teatro no ambiente escolar




vídeos de projetos de leitura
COMO  PRODUZIR  UM  BOM  TEXTO - PARTE 1  -  JANAINA SPOLI_0001.wmv
como produzir um bom texto


Brenda em: O livro encantado
Brenda o livro encantado

Contação de história


Contar historias
-manifestacao sentimentos,ideias,opiniões.
-expressoes típicas próprias da língua escrita,oral.
-estimular a criatividade
-desenvolver a habilidade de produção,interpretação de textos.
-promover o habito da leitura.
A proposta do projeto e de ampliar os conhecimentos dos alunos quanto a leitura,escrita.O professor le para os alunos contos,fabulas,tornando o momento em sala de aula prazeroso,despertando o interresse dos alunos isto deve ser frequente e em um ambiente confortável e agradável.O contar de historias deve possibilitar ao aluno não leitor e escritor uma aprimoracao,habito da língua,recontando a historia,transformando o enredo diante da sua interpretação,o professor deve ainda propor situações aos alunos e a classe para que estes argumentem,expressem opiniões,interpretações,recontando trechos da historias,ilustrando.As fabulas são historias milenares,passadas de geração em geração,ao retratar os animais ela nos faz pensar sobre o comportamento humano,com personagens que pensam,agem e sentem como seres humanos,tendo como objetivo transmitir uma lição de moral e formar adultos pensantes,críticos,criativos,autônomos,justos,solidários e éticos.  




Ilustração: Renato Ventura. Clique para ampliar
Nina, menina airosa, formosa como ela só.
Bonito era ver Nina correr.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa.

Nina corria pelo jardim.
Nina caía no gramado.
Nina fazia folia. E ria.

À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.

Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo.
Sapo também viu Nina.
"Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?"
Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria.

Nina beijou o sapo.
Sapo continuou sapo.
Não virou príncipe.
Mas se apaixonou por Nina.

Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina.

Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira
Trabalhos realizados por alunos do 1 ano da escola




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http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/video-projeto-entorno-leitura-bebes-635109.shtml
Bons leitores literários estão atentos a novas e velhas histórias, conhecem gêneros e autores variados. Por isso, organizamos esta página especial, com mais de 100 contos, crônicas, poesias, lendas e fábulas ricamente ilustradas e publicadas em NOVA ESCOLA. Para ler sozinho, em família ou com seus alunos, em qualquer faixa etária. Boa leitura!

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 Vídeo:Projeto de leitura para escola ensino fundamental
http://www.youtube.com/watch?v=aIip7RERHIM&feature=youtu.be
  • terça-feira, 19 de jun

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