FILMES

FILMES



Cinema – suporte pedagógico e de formação continuada
Levar filmes para a sala de aula é uma ótima estratégia para os professores conseguirem discutir com os alunos temas da atualidade, fatos históricos, drogas, saúde, meio ambiente e outros problemas sociais.
Para tanto, o educador deve manter-se em contato com esse tipo de material, garantindo um conhecimento prévio dos mesmos, antes de levá-los para a sala de aula.
É importante o uso desses materiais alternativos, pois serve de motivação para os alunos, levando-os a um índice de concentração maior, bem como do desenvolvimento crítico e cultural.
Os professores podem utilizar esses recursos tanto para trabalhar os conteúdos a ser ministrados com os estudantes, como para complementar sua própria formação.
Algumas sugestões podem auxiliar nesses aspectos, que seguem abaixo:
- Sociedade dos Poetas Mortos - Buena Vista Pictures: conta a história de uma escola com uma visão muito tradicional, que recebe um professor de literatura (Robin Williams) com uma visão diferente da instituição, e motiva os alunos a pensarem por si mesmos;
- Ser e Ter - Mais Filmes: uma escola que reúne em seu espaço todas as crianças de um vilarejo, que se passa em torno de um único professor, do jardim de infância até o último ano do primário (como era chamado na época);
- Nenhum a menos - Columbia Tristar: uma produção cinematográfica asiática, que se passa numa escola de uma pequena aldeia, onde o professor precisa se ausentar por alguns dias e deixa uma adolescente de treze anos para substituí-lo;
- Mudança de Hábito 2 - Buena Vista Pictures: uma cantora famosa (Whoopi Goldberg) retorna para a cidade de São Francisco (EUA) para ajudar suas amigas freiras a salvar um colégio de uma vizinhança barra pesada;
- O Sorriso de Mona Lisa - Buena Vista Pictures: uma professora recém-chegada à escola (Júlia Roberts) serve de inspiração para suas alunas, após decidir lutar contra normas conservadoras do colégio;
- Desafiando Gigantes - Sony Pictures: um filme que relata a história de um treinador que, após fracassos e derrotas, decide acreditar no poder da fé, através da oração e da leitura da Bíblia ele renova suas forças e muda a história de sua vida, de seu trabalho e contagia os jovens que treina.
Dentre outros tantos filmes de excelente qualidade e produção, os docentes poderão enriquecer seus conhecimentos, levando essas novas experiências para a sala de aula, ajudando a transformar a forma de pensamento de seus alunos, levando-os a serem cidadãos críticos e participativos, visando um mundo melhor, uma sociedade mais justa.

Dicas de filmes para ajuda dos docentes

http://www.cinedica.com.br/Lista-De-Filmes-Melhores-Filmes-sobre-Professores-425.php

capa e resumos de alguns:

Escritores da liberdade


Escritores da liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.



Uma mente brilhante

Uma mente brilhante

Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.







Pro dia nascer feliz




Pro dia nascer feliz

Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
Como podemos selecionar um filme para utilizar em aula?
Dicas

Imagem-de-uma-mao-segurando-um-cd

“Queria aproveitar as dicas de uso do vídeo e de filmes e o articulista fica cobrando planejamento e estudo como pré-requisitos para a montagem das aulas! Já não basta a coordenação ou a direção da escola, que fazem (ou deveriam fazer) isso todos os dias?”
Ou ainda,
“Para usar filmes eu tenho que me preocupar em fazer tudo isso antes!! Que absurdo, é muito trabalhoso, prefiro ficar com minhas ‘aulinhas’ do jeito que estão, elas funcionam relativamente bem, às vezes os alunos reclamam mas, vai se tocando do jeito que dá! No fim do mês o salário chega ao banco do mesmo jeito.”
Não esperem respostas fáceis para as dificuldades do trabalho em aula. Não deixem de pensar que os professores são profissionais, como todos os outros e que, em função disso, devem se aperfeiçoar e organizar suas atividades. Não encarem o planejamento como sendo apenas uma obrigação burocrática, o preenchimento de papéis que a escola exige para satisfazer os orgãos superiores que fiscalizam e ordenam a educação no Brasil.
Não pensem que as cobranças que existem no mercado de trabalho para diversas profissões também não chegaram as escolas, pelo contrário, modernizar-se, atualizar-se, estudar, conectar-se a internet e manter-se em dia com o que ocorre no Brasil e no mundo são também pré-requisitos para os professores (tenho a oportunidade, regularmente, de dar cursos de atualização para professores de escolas de diversas partes da cidade de São Paulo, do interior paulista e de outros estados brasileiros e, constato que, a cada novo encontro, há maior disposição e os grupos estão mais numerosos).
Não se acomodem diante da idéia de que “aulinhas” sejam capazes de agradar seus alunos, eles estão cada vez mais informados e, graças a essa peculiaridade, cobram dos professores melhores aulas (convenhamos, passar o ano todo fazendo a mesma coisa todos os dias tem um péssimo sabor para os sentidos, não apenas para o paladar; imagine-se no lugar de seu aluno, assistindo aulas que não trazem novidades, onde o professor monopoliza o saber e compreenda a motivação para muitas das dificuldades de relacionamento que incomodam uma sala de aula).
A partir do momento em que você tenha feito um bom planejamento de suas atividades e esteja totalmente “por dentro” de como sua aula se desenvolverá e dos tópicos primordiais a serem abordados ficará mais fácil encontrar filmes que possam ser utilizados como recurso complementar e enriquecedor das atividades.
Tenha sempre em mente que não é fácil encontrar um filme que fale especificamente sobre o tema que você pretende trabalhar, você terá que, literalmente, “garimpar” uma película que possa ser lhe útil (em determinadas áreas, como literatura ou história em que encontrar um título adequado é muito mais fácil; geografia e as ciências biológicas em geral tem a sua disposição um bom acervo de documentários).

fonte: Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
fonte: educador.brasilescola.com


Dicas de filmes para crianças do ensino fundamental I
 Curta-metragem: A Guerra do Arco-íris, de Bob Rogers (1996)
★ Animação: Lucas, um Intruso no Formigueiro, de John A. Davis (Warner Bros, 2006)
 
Animação: Procurando Nemo, de Andrew Stanton (Pixar/Walt Disney, 2003)


sugestão de blog para educação especial:
http://avaliacao1educacional.blogspot.com.br/2012/04/sugestoes-de-filmes-sobre-educacao_09.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário