Projeto Escolar
Num terceiro momento, o
planejamento passa a ser operado entre as classes, com a presença dos
professores e do coordenador. O foco se fecha sobre o trabalho didático e deve
começar com o estudo dos resultados da avaliação realizada no fim do ano
anterior. A equipe se situa em relação a temas como desempenho dos estudantes,
pontos que concentraram dificuldades de aprendizagem e estratégias que
funcionaram ou não. Com a tabulação desses dados, é possível preparar gráficos
e transparências par facilitar a visualização.É hora, então, de escolher objetivos gerais e seus conteúdos correspondentes.
Se necessário, pode-se explicitá-los num texto escrito coletivamente – uma boa
maneira é trabalhar primeiro em pequenos grupos e depois com todo mundo. Assim,
a razão de ser e a identidade da escola ficarão bem claras para todos. A busca
de consenso em torno das propostas pedagógicas, formas de avaliação e questões
gerais relativas à disciplina também ocorre nessa etapa do trabalho. Essas
decisões abrem o caminho para prever como serão as reuniões com os pais e do
que eles precisam ser informados. Nessa fase do planejamento interclasses, chega-se ao momento crucial de definir
as metas por disciplina ou área de atividade. Como não se tem todo o tempo do
mundo, é inevitável privilegiar alguns conteúdos, como a alfabetização. É
interessante não só pensar no logo prazo, mas também eleger objetivos para cada
etapa do processo de aprendizagem.O plano anual dos professores também deve ser organizado graficamente numa
tabela. O objetivo é distribuir os conteúdos de ensino e aprendizagem a serem
trabalhados durante o período. Isso é feito coletivamente pelos professores
para que a programação curricular tenha uma organização coerente, sem
repetições e com o conhecimento daquilo que as turmas já viram e o que ainda
precisam ver. “Um dos principais aspectos do planejamento é estar a serviço do
direito de continuar aprendendo”, lembra Neurilene, do Projeto Chapada.Como a grade curricular eficiente é aquela construída em espiral – pela qual os
conteúdos são retomados periodicamente em níveis crescentes de complexidade –,
é indispensável planejá-la com clareza e cooperação. A pedagoga argentina Delia
Lerner propõe que se adotem simultaneamente diferentes modalidades
organizativas de ensino, que são: atividades permanentes, seqüências de
atividades e projetos didáticos.As atividades permanentes são aquelas propostas com regularidade, com o
objetivo de formar atitudes e hábitos, como a leitura em sala de aula,
especialmente nas primeiras séries. As seqüências de atividades são um conjunto
de aulas em torno de um ou mais conteúdos e com um determinado objetivo. E os
projetos são atividades coordenadas em função de um produto final, que pode ser
um objeto, como um livro, ou um evento, como uma exposição. É a modalidade que
mais favorece os projetos interdisciplinares. Delia prevê, ainda, um quarto
tipo de modalidade, as situações independentes, que respondem a necessidades
inesperadas surgidas no processo.O ideal é que a programação das modalidades seja feita por semestre, desde que
a avaliação do trabalho e os ajustes ocorram sempre. Para ajudar a pensar os
conteúdos didáticos, Neurilene sugere um procedimento em três fases,
correspondentes a três perguntas. Supondo um projeto de contos numa escola da
área rural: 1. Por quê: democratizar a literatura, ampliar o repertório de
autores, conhecer os gêneros. Ou seja, as justificativas pedagógicas e sociais
para a atividade. 2. Para quê: ler com autonomia textos de escritores
conhecidos e produzir pequenos escritos com a ajuda dor professor. São os
objetivos e metas. 3. Como: o uso ou não de computador ou quadro, o trabalho
individual ou Teatro no ambiente escolar
vídeos de projetos de leitura
como produzir um bom texto
Brenda o livro encantado
Contação de história
Contar historias
-manifestacao sentimentos,ideias,opiniões.
-expressoes típicas próprias da língua escrita,oral.
-estimular a criatividade
-desenvolver a habilidade de produção,interpretação de
textos.
-promover o habito da leitura.
A proposta do projeto e de ampliar os conhecimentos dos
alunos quanto a leitura,escrita.O professor le para os alunos
contos,fabulas,tornando o momento em sala de aula prazeroso,despertando o
interresse dos alunos isto deve ser frequente e em um ambiente confortável e
agradável.O contar de historias deve possibilitar ao aluno não leitor e
escritor uma aprimoracao,habito da língua,recontando a historia,transformando o
enredo diante da sua interpretação,o professor deve ainda propor situações aos
alunos e a classe para que estes argumentem,expressem
opiniões,interpretações,recontando trechos da historias,ilustrando.As fabulas
são historias milenares,passadas de geração em geração,ao retratar os animais
ela nos faz pensar sobre o comportamento humano,com personagens que pensam,agem
e sentem como seres humanos,tendo como objetivo transmitir uma lição de moral e
formar adultos pensantes,críticos,criativos,autônomos,justos,solidários e
éticos.
LENDAS E FÁBULAS
Relembre os principais mitos e histórias da cultura popular nacional e internacional.
Relembre os principais mitos e histórias da cultura popular nacional e internacional.
Ilustração: Renato Ventura. Clique para ampliar
Nina, menina airosa, formosa como ela só.
Bonito era ver Nina correr.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa.
Nina corria pelo jardim.
Nina caía no gramado.
Nina fazia folia. E ria.
À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.
Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo.
Sapo também viu Nina.
"Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?"
Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria.
Nina beijou o sapo.
Sapo continuou sapo.
Não virou príncipe.
Mas se apaixonou por Nina.
Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina.
Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira
Bonito era ver Nina correr.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa.
Nina corria pelo jardim.
Nina caía no gramado.
Nina fazia folia. E ria.
À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.
Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo.
Sapo também viu Nina.
"Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?"
Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria.
Nina beijou o sapo.
Sapo continuou sapo.
Não virou príncipe.
Mas se apaixonou por Nina.
Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina.
Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira
Trabalhos realizados por alunos do 1
ano da escola
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/video-projeto-entorno-leitura-bebes-635109.shtml
Bons leitores literários estão atentos a novas e velhas histórias, conhecem gêneros e autores variados. Por isso, organizamos esta página especial, com mais de 100 contos, crônicas, poesias, lendas e fábulas ricamente ilustradas e publicadas em NOVA ESCOLA. Para ler sozinho, em família ou com seus alunos, em qualquer faixa etária. Boa leitura!
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Vídeo:Projeto de leitura para escola ensino fundamental
http://www.youtube.com/watch?v=aIip7RERHIM&feature=youtu.be
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- terça-feira, 19 de jun
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